terça-feira, 18 de outubro de 2011

Scrapie

O que é
Figura 1. Animal com scrapie
Scrapie é o nome usual da paraplexia enzoótica ovina, uma doença degenerativa contagiosa do sistema nervoso central de ovinos causada por príons, classificada como uma encefalopatia espongiforme transmissível (EET).

No auge da doença, que aconteceu nos anos 50, as ocorrências relatam principalmente animais adultos de ambos sexos, na faixa de 2 a 4 anos de idade, sendo raramente observada em ovinos com idades inferiores, já que o período de encubação varia de 3 a 5 anos.

A transmissão acontece através da inserção de um animal infectado no rebanho livre da doença e também através da placenta infectada,  de mãe para cordeiro ou outro animal que entrar em contato com esta membrana.

A maior parte da replicação da doença ocorre no período de incubação, migrando então para o sistema nervoso central, causando diversas manifestações clínicas (Figura 1) como a dificuldade na ingestão de alimentos, descoordenação, prurido intenso, bruxismo, entre outras, dependendo da área do cérebro afetada.  O diagnóstico é feito através das manifestações clínicas e exames histopatológicos do encéfalo do animal morto.

Indícios afirmam que suplementações alimentícias produzidas através de carcaças de ovinos que possuíam scrapie foram a origem da encefalopatia espongiforme bovina (BSE), ou “doença da vaca louca”.

O nível de morbidade em animais afetados é de 100%, uma vez que doenças causadas por príons são incuráveis. Não existem relatos da transmissão direta de scrapie para humanos.

FONTE: artigo "Scrapie" escrito por Débora Carvalho Meldau.