terça-feira, 18 de outubro de 2011

Kuru

O que é
Figura 1. Membros da tribo Fore com kuru
O kuru é uma das doenças neurodegenerativas causadas por príons, observada pela primeira vez em 1920 na Nova Guiné. Alguns povos nativos deste país, como a tribo Fore, possuíam o costume de cozinhar e comer os familiares mortos, sendo que as fêmeas usualmente consumiam o cérebro (o mais infeccioso dos órgãos). Os príons, presentes no tecido nervoso, eram absorvidos pela mucosa intestinal ou introduzidos na corrente sanguínea através de ferimentos, migrando até o SNC. O nome “kuru” deriva do idioma Fore, e significa “tremer de medo”, sendo a tremedeira um dos principais sintomas da doença. Assim como qualquer encefalopatia espongiforme transmissível (EST) causada por estes agentes, o kuru apresenta três estágios:

O primeiro estágio, chamado de fase ambulante, os sintomas são falta de firmeza no andar, na voz, nas mãos e nos olhos, tremores e descoordenação dos membros.
No segundo estágio, chamado de fase sedentária, os pacientes são incapazes de mover-se sem o auxílio de um suporte, os tremores são mais severos, a desarticulação da fala, depressão e ataxia (perda do controle dos músculos).
No estágio terminal, o paciente torna-se incapaz de sentar sem suporte e, além dos sintomas anteriormente citados aparecem de forma agravada, há incontinência fecal e urinária e dificuldade em engolir. Os sintomas são causados pela disfunção nervosa.

Com a proibição do canibalismo na década de 50, os casos de kuru tornaram-se menos frequentes.

Saiba mais
Artigo "Kuru" (EN), escrito por Zartash Zafar Khan. (Acessado dia 18 de outubro de 2011)